quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Tag| Universidade

Olá amores!

Hoje decidi responder a uma tag feita pela youtuber portuguesa MyMakeupHearts (vídeo), esta tag é só com perguntas sobre a Universidade, e achei bom fazê-la agora que algumas meninas e meninos vão entrar numa nova fase da sua vida escolar. Aviso que vou ser super sincera e dar a minha opinião, não quer dizer que sejam todos os cursos como o meu e que as coisas aconteçam a todos de igual forma.
Assim que vamos começar:

1. Quando é que ingressas-te na Universidade?
Ingressei em Setembro de 2011.

2. Em que Curso e Universidade estás/estiveste?
Eu entrei no Curso de Comunicação, Cultura e Organizações na Universidade da Madeira, e como já sabem acabei este ano o curso.

3. Sempre soubeste o que querias seguir, ou foi uma escolha de última hora?
Eu sempre soube o que área queria seguir mas tive de desistir de muitas coisas, como por exemplo a Universidade que queria, pois eu queria seguir Comunicação no Continente, mas tive de escolher algo que fosse parecido ao que eu queria cá na Ilha devido a situação financeira.

4. Porque é que escolheste o curso em que estás agora/estiveste, com que objectivos?
Eu escolhi este curso porque pensei que era o mais parecido com o que eu queria se tivesse ido para Lisboa. Os meus objectivos na altura era seguir algo relacionado com a comunicação, mais precisamente na altura: jornalismo. Hoje os meus objectivos ainda são seguir algo relacionado com a comunicação mas não a vertente de jornalismo.

5. O que achas da tua Universidade? Pontos positivos e pontos negativos.
Eu gostei em geral da Universidade, tem boas instalações, uma excelente cantina e óptima comida, os pontos negativos para mim foram as mesas e cadeiras muito pequenas e a maneira como a Universidade organiza os cursos e suas disciplinas.

6. No geral como tem sido/foi a tua experiência?
No geral... bem, dou graças a Deus por ter acabado mas foi uma experiência que me trouxe imensa aprendizagem a todos os níveis e por isso eu agradeço.

7. Em relação às praxes, foste praxada? O que achaste dessa experiência?
Sim fui praxada e praxei! A verdade é que a nossa universidade não faz praxes como as que vemos lá fora, e tudo depende de curso para curso, mas nunca fui maltratada nem rebaixada, claro que houve um ou outro idiota que se achava muito, mas no geral adorei, diverti-me e conheci muita gente. O que eu digo é não tenham medo de se impor e dizer não quando não se sentem à vontade e leiam o código de praxe, ele é o vosso melhor amigo!!!

8. Qual a diferença entre a escola secundária e a Universidade para ti?
Acho que a maior diferença é a carga horária e o nível de dificuldade e exigência que temos nas aulas, porque de resto não há muitas diferenças.

9. Achas a Universidade uma mais valia para quem quer seguir e ter o emprego desejado?
Sinceramente, acho que depende da profissão que se quer seguir, ou seja, se a profissão desejada requer curso superior, sim é uma mais valia, se não requer então já vai de cada um.

10. Achas a experiência de estudar fora da tua cidade importante?
Apesar de não ter tido essa oportunidade, sim acho importante, pois ajuda a crescer e a ganhar mais independência e responsabilidade.

11. Como são os relacionamentos entre amigos na Universidade?
É igual aos outros lados. Vocês encontram gente boa e que realmente se importa e é vossa amiga e está sempre lá mas também encontram aquelas pessoas que só têm interesses e que quando vocês não fazem o que querem... mudam ou melhor, revelam-se e fazem da vossa experiência uma autentica porcaria e até são capazes de bulling. Infelizmente vivi situações dessas e posso dizer que seja fora da universidade, na universidade ou no trabalho vamos ter sempre gente assim na nossa vida.

12.A Universidade mudou-te como pessoa?
Sim imenso! Abriu-me muito os olhos e fez-me crescer enquanto pessoa e mulher, fez-me ter cuidado com as pessoas que nos rodeiam e fez-me perder aquela inocência de acreditar em todos e tentar dar-me bem com todos, mudou-me imenso mesmo e apesar de tudo agradeço!

13. Que lema/lição levas desta etapa da tua vida?
Levo várias coisas: nunca desistir apesar de todas as barreiras e tempestades que apareçam e que ser adulto não tem nada a ver com a idade mas sim com a mentalidade!

14. O que aconselhas aos estudantes que vão entrar para a Universidade?
Recomendo que façam uma boa pesquisa do curso que querem para verem as disciplinas e o que são para que depois não se arrependam e que não entrem com aquela mentalidade de que se estamos na universidade é que já somos todos adultos, porque como disse as tretas de secundário ainda acontecem e ser adulto tem a ver com a mentalidade e não com a idade.
Por fim, aproveitem para viver essa experiência ao máximo e sempre com cuidado :D

Com amor,
Catarina <3

8 comentários:

  1. Pois é.. A Universidade tem destas coisas.
    Mas concordo contigo, se o trabalho que querem for mais técnico ou manual o melhor mesmo é apostar em pequenos cursos ou formações do que irem para a universidade e depois nem usarem o curso.

    ResponderEliminar
  2. Adorei a tag, já tinha visto no canal da MyMakeupHearts e mais uma vez adorei em post :D
    Gostei muito das tuas respostas!
    Este ano vai ser o meu ultimo ano de secundário (finalmente) e para o ano ja vou para a universidade e por isso gostei imenso desta tag!
    Beijinhos,

    Girly World

    ResponderEliminar
  3. Gostei da Tag e das tuas respostas!
    Acho que para alguém que vá ingressar na universidade este ano ou brevemente, ajuda ver mais um ponto de vista diferente e, mais importante, pelos olhos de alguém que já passou e que já terminou esse percurso.
    Acho que foi uma boa ideia esta Tag! :)
    Beijinhos! *

    ResponderEliminar