quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

A minha experiência com lentes de contacto


Olá amores!

Hoje venho falar-vos sobre a minha experiência com lentes de contacto, não sei se há muitos de vós que usem mas achei que seria algo importante para partilhar, pois pode haver quem queira usar e tenha dúvidas e queria ajudar através deste post. 
Comecei a usar lentes de contacto aos 17 anos e por recomendação do meu oftalmologista da altura para ver se as lentes me ajudavam a reduzir o aumento da falta de vista, se é que me faço entender... eu tenho falta de vista ao longe (miopia) e forma irregular da córnea (astigmatismo), a minha miopia é bem grande, mas não é disso que vos venho falar, por isso vou passar ao que interessa.
No início, achei um pouco difícil e fazia-me impressão ter de tocar no olho para colocar e retirar as lentes, mas digo-vos que um mês e meio depois não me fazia impressão nenhuma, e ao final de cinco anos a usar lentes já é algo que faz parte da rotina. Quando comecei a usar as lentes notamos que realmente ajudava no objectivo que tínhamos e, não vou mentir ao dizer que também sentia-me melhor comigo própria a nível estético, usava 8 horas por dia, que é o máximo que se deve usar, com o passar dos anos, comecei a importar-me menos com o nível estético e a aprender a gostar mais de mim e reduzi nas horas que usava as lentes, e hoje, a maior parte das vezes saio de casa com os óculos e só uso as lentes se estiver num daqueles dias em que me apetece fazer maquilhagem ou simplesmente quero usá-las.
Falando de maquilhagem, isso é algo que temos de ter cuidado, pois basta entrar alguma poeira de sombra que pode incomodar.
Outra questão, é a duração das lentes. As minhas são mensais e compro de 6 em 6 meses, mas existem lentes diárias, em que usamos um dia e depois deitamos fora. No caso das mensais, usamos as lentes durante um mês e quando o mês termina deitamos fora. Não devemos nunca dormir com as lentes de contacto, é um perigo para a nossa visão.
Se tiverem olhos secos ou que não produzam lágrimas suficientes (como eu) , temos de usar uma lágrima artificial para hidratar os olhos e para que as lentes não sequem nos vossos olhos, isto é algo que também deve ser recomendado pelo vosso médico da vista.
As lentes de contacto vem não só com cuidados da parte de quem usa mas também com cuidados específicos, especialmente para quem usa lentes mensais, pois devem de comprar um líquido em que, quando retiramos dos olhos temos de guardar na caixa e por um líquido que hidrata as lentes.
Eu tenho as minhas consultas e compro as minhas lentes e líquidos na Mais Óptica, as lentes são específicas para mim, tal como acontece para cada caso, já os líquidos que uso são:  Multigop Plus e as lágrias artificiais são as Systane Ultra.
Neste momento, acho que não tenho mais nada para vos dizer, mas caso tenham dúvidas deixem nos comentários que farei um post para responder.

Com amor,
Catarina <3

8 comentários:

  1. Eu uso óculos, mas gostava de usar lentes, como tu dizes, naquelas ocasiões mais especiais, mas como tenho uma miopia muito baixinha não consigo convencer os meus pais a tal coisa e também devido ao investimentos monetário...
    beijinhos,

    http://try-to-be-a-rainbow-in-someones-cloud.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo muito bem como é um investimento, a mim custa-me sempre, pois também é algo caro e nada fácil, pagamos em prestações mas como a minha vista é muito instável, é algo que tenho de fazer.
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Usei óculo durante muito tempo e depois fiz cirurgia corretiva, de modo que nunca cheguei a usar lentes. Não sei se seria capaz...mas suponho, que ao fim de algum tempo os nosso olhos acabam por se habituar à presença das lentes =) No entanto, apesar de ser algo bom para certas ocasiões, tem que se ter muito cuidado na manutenção, limpeza...
    Tens de reflectir bem!
    Beijinho*

    Comecei a seguir-te ;) Faz também uma visita ao meu blogue e espero que gostes do que tenho publicado por lá!
    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sê bem vinda!
      Como disse já uso há 7 anos, por isso sei perfeitamente dos cuidados a ter e a minha médica diz que está tudo certo, no meu caso não posso fazer a cirurgia enquanto a minha vista não estabilizar, infelizmente, ainda bem que conseguiste fazer e que nunca precisaste das lentes :D
      Vou passar sim pelo teu blog.

      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Eu não consigo por lentes, não tenho falta de vista mas gostava de experimentar umas de cor mas não consigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também existem casos em que as pessoas não conseguem e que os olhos não aguentam as lentes, esses casos são bem chatos :/

      Eliminar
  4. Comigo foi exatamente o mesmo! No inicio estava entusiasmada e nao tirava as lentes, mas hoje percebi que se torna mais dispendioso e que me deixa mais cansada da vista. Entao uso maioritariamente oculos.

    http://danielasilvayellowworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim por acaso não me cansa a vista porque não uso mais do que 5 a 6 horas, mas acho que quando começamos a gostar mais de nós é mais fácil deixar as lentes de lado :D

      Eliminar